Um amigo meu, de infância, passou a adolescência sendo uma pessoa alternativa. Não vou, evidentemente, contar os detalhes da vida dele – por questões éticas.

Mas o ponto central a que ele se apegou era o seguinte: “não vou me adaptar à este sistema”. E ele viveu anos assim, sem estudar ou trabalhar, sem namorar ou conhecer pessoas diferentes, tudo para não se adaptar ao que ele considerava errado.

A mudança para ele chegou na forma de uma pergunta: se você continuar pensando assim, nas próximas décadas, o que você vai conseguir?

Claro, em um primeiro momento ele reagiu se defendendo. Depois parou para pensar. Se ele continuasse pensando daquele jeito, não conseguir fazer, obter ou ser nada do que ele realmente queria, do que ele realmente sonhava.

Foi aí que ocorreu a mudança.

Esta forma de mudança é a 10°forma que utilizamos, na Programação Neuro-Linguística, para mudar significados, pensamentos e sentimentos que nos prejudicam ao invés de nos ajudar em nossos caminhos. A 11° forma também está relacionada às consequências, por isso, tratamos as duas formas neste texto.

É interessante considerar algumas crenças, alguns pensamentos que temos todo o tempo para saber o que teremos pensando e sentindo deste jeito.

Imagine alguém que não goste de falar em público. É uma opção, é claro, a pessoa pode não se sentir a vontade falando para várias pessoas ao mesmo tempo. Mas o que ela vai obter no longo prazo?

Possivelmente, ela perderá oportunidades melhores de emprego. Pode ter dificuldades de se comportar de maneira adequada em uma dinâmica de grupo (para uma vaga de emprego), ou mesmo conseguir ser promovida em seu cargo ou se tornar mais conhecida.

Imagine alguém que come compulsivamente, sem se importar de ganhar peso e engordar excessivamente. Se a pessoa não se importa, possivelmente ela ficará obesa no longo prazo. É também uma opção de vida, mas ao invés disso, ela poderia comer bem (de modo saudável) e mesmo assim não se tornar obesa – ou seja, adiquirir um peso que lhe prejudique a saúde.

Como você deve ter percebido, esta 10° forma de mudança consiste em fazermos uma pergunta simples:

– O que vai acontecer daqui a 5, 10 anos se você continuar pensando assim?

– Você acha esta consequência desejável? É isso o que você quer para você daqui a alguns anos?

Esta forma de mudar é uma forma muito eficaz para ressignificarmos (mudarmos o significado) do que pensamentos e sentimos no presente, pois ela nos faz considerar as consequências, o que vai acontecer no futuro se continuarmos pensando como pensamos.

Na próxima forma de mudança, a 12° forma, continuaremos conversando sobre o futuro. Porém de uma maneira ainda mais radical. Aguardem.