Tudo o que você precisa é de amor. E o verdadeiro amor não precisa de mais nada para ser feliz.


O primeiro amor que devemos cultivar é o amor-próprio. Amar a nós mesmos, algo extremamente simples e ótimo para a saúde do corpo e da alma.


É simples cultivar o amor-próprio e aumentar a autoestima. Não precisamos de nada além do que temos no momento para ser feliz. Quem é religioso poderá nos ajudar, dizendo: Deus nos dá o que precisamos a cada momento.


Mas também podemos começar mudando alguns hábitos, como, por exemplo, a crítica. A crítica à nós mesmos e a crítica aos outros.

Claro que criticar pode ser útil e importante, mas devemos saber criticar.


O erro fundamental da auto-crítica é achar que temos que ser de determinado jeito, que temos que conseguir ou ganhar mais dinheiro ou perder peso ou conseguir um amor para ser feliz, para nos amar.


Existe uma diferença muito grande entre dizer: eu não quero e eu não posso, como expliquei neste outro texto. Mas também existe uma grande diferença entre querer melhorar e ter que melhorar.


Se nos colocamos em uma posição que temos que melhorar, antes de ser feliz – de que temos que conseguir mais alguma coisa para cultivar o amor (próprio e pelos outros)..acabaremos deixando a felicidade sempre para o futuro…acaberemos sempre com auto-estima lá embaixo.


O que eu posso fazer por mim mesmo para ser feliz hoje?


O que eu realmente amo em mim mesmo? Uma parte do corpo? Uma qualidade da alma?


Podemos começar por aí, por pequenas coisas que já amamos em nós mesmos. E depois, podemos começar a aceitar o que não gostamos muito, vícios e desvirtudes. A aceitação é o primeiro passo para a mudança.


Veja bem, é aceitarmos como somos e não nos criticarmos que provoca a mudança. A autocrítica só nos deixa mais tristes, cabisbaixos, irritados…


Aceite-se como você é e conheça-te a ti mesmo!


O amor não precisa de mais nada para ser feliz, como disse no começo.


Não precisa de uma calça nova no guarda-roupa, de um óculos de marca, de um smartphone, de um aumento na conta bancária nem de outros sentirem desejos por mim…


O amor é autosuficiente. Aceita a si mesmo e ao outro. Tudo o que você precisa é de amor.