O livro vermelho [Das Rote Buch, em alemão e The Red Book, em inglês] foi um caderno de folhas grandes e capa vermelha em que C. G Jung escreveu sobre o seu próprio caminho de individuação.

Na verdade, ele foi intitulado como Liber Novus, em latim Livro Novo, mas como possuía a capa vermelha ficou conhecido na história da Psicologia Analítica como Livro Vermelho mesmo.

Este livro é um dos livros que estudarei em meu Doutorado. É difícil definí-lo em poucas palavras. Segundo Jung, este havia sido: “o meu mais difícil experimento”. O mergulho dentro de si.

Em alguns momentos Jung sentiu a necessidade de desenhar figuras, mandalas, incrições egípcias… Veja abaixo alguns desenhos. Cada um está em uma folha a parte. Juntei-os para facilitar.

O processo de auto-análise junguiana pode, em princípio, parecer uma loucura. A ideia central aqui é de que o Inconsciente possui personagens que se manifestam independentemente da vontade do ego, da vontade do eu. Esses personagens aparecem nos sonhos, na literatura, na religião… mas também no processo de análise – com um psicólogo ou psicanalista – ou no processo de autoanálise, como Jung procurou fazer.

O conteúdo do livro, assim como as imagens, é muito rico. Podemos encontrar ali, em germe, toda a teoria da Psicologia Junguiana que seria desenvolvida nas décadas seguintes. Tudo está ali: a ideia de símbolo, de individuação, de Self (ou Selbst, em alemão).

Entretanto, como era um experimento pessoal de Jung, como dizia respeito ao seu íntimo, ele não publicou este livro em vida. Tendo sido escrito entre 1912 e 1928, ele só foi publicado em alemão e inglês em 2008 e em português em 2010.

Está disponível pela Editora Vozes, custando cerca de 500 reais. O valor, aparentemente alto, no entanto se justifica pelo fato de ser um fac-símile da edição original. Ou seja, em 2008 os editores escanearam – com os scanners mais avançados – o “diário” secreto de Jung, que depois de sua morte esteve guardado em um banco na Suíça.

À todos aqueles que se interessam pela psicologia, pela psicanálise e pelo processo de autodescoberta em geral, tem neste livro um extenso conteúdo a ser explorado.

Referências Bibliográficas

JUNG, C. G. Livro Vermelho. Editora Vozes, 2010.