Imagine alguém que consegue ficar concentrado em um único ponto durante horas e horas. Parece algo difícil e complicado, não é mesmo? Mas não é, em verdade, nada difícil ou complicado. 

Todos nós conseguimos nos concentrar. Pense em uma criança jogando video-game. Todo o mundo ao redor dela some e ela não escuta nem presta atenção em nada a não ser no jogo. A TV também é um bom exemplo. Passamos horas e horas vendo TV e nem sempre nos damos conta de que estamos altamente concentrados no programa, novela ou jogo de futebol que está passando. 

Mas há uma diferença entre se concentrar em alguns momentos e conseguir se concentrar sempre, ou o tempo que se quiser…

Para tanto, diversas tradições fizeram incontáveis esforços para desenvolver técnicas para aumentar a concentração. A vantagem disso é a seguinte:

1) Quando nos concentramos, conseguimos realizar a atividade com maior perfeição

2) Podemos gastar a metade ou menos da metade do tempo que levaríamos se não estivéssemos concentrados. 

Pense, por exemplo, que você está fazendo uma prova – como o vestibular. Se você conseguir se concentrar realmente, poderá fazer a prova em menos tempo e ainda terá um melhor resultado. Com certeza, sua prova terá melhor nota do que se você estiver disperso, desatento ou preocupado. 

Por todos estes motivos, vou dar algumas dicas sobre como podemos treinar a nossa concentração com dois exercícios simples. 

O primeiro escrevi já há algum tempo, mas acredito que muitos de vocês não leram ainda. 

Para ler ou reler, basta clicar no link abaixo:

Exercício para relaxar

O segundo é este:

Exercício para concentrar-se

Espero que gostem!

Felipe de Souza

Psicologia MSN