9° Forma – Causa positiva

A 9° forma de mudarmos um significado que nos atrapalha a vida é muito simples. Vamos atribuir uma causa positiva ao comportamento nosso ou dos outros. Na verdade, nós sempre fazemos isso. Mas de maneira equivocada.

Pense por exemplo, que você está esperando alguém chegar às 9 horas. O tempo vai passando e nada da pessoa chegar. O relógio marca 9 e meia, 10 horas e a pessoa não chega. Qual é a causa do atraso? A pessoa não se importa comigo. A pessoa não liga para mim, por isso chega atrasada.

No exemplo acima, criamos um significado para a causa do atraso. Um significado negativo que pode destruir relacionamentos amorosos, de amizade, familiares ou de trabalho.

A nona forma de ressignificar, portanto, é muito simples: atribuir uma causa positiva ao comportamento. Não é criar uma desculpa e justificar. É transformar o significado de algo que nos incomoda – nos outros ou em nós.

“A causa da pessoa ter chegado atrasada não foi não se importar. Aconteceu um problema que a fez atrasar, mesmo querendo chegar na hora marcada, ela simplesmente não pode”.

Ressignificamos mudando a causa, de negativa para positiva.

Esta forma de mudar o significado é muito útil quando somos criticados e a outra pessoa nos diz, talvez de forma ríspida e grosseira, algo que deveríamos ter feito ou algo que poderíamos ter feito melhor, por exemplo.

“A causa da crítica é que esta pessoa não gosta de mim. Nada do que eu faço está bom para ela”. Aqui estamos atribuindo uma causa negativa ao comportamento do outro.

Utilizando a 9° forma: “A causa da crítica (ainda que ríspida) é que esta pessoa quer que eu me desenvolva. Ela sabe do meu potencial, por este motivo me critica”.

Muda muito o sentimento que teremos com relação àquela pessoa, não?

Às vezes acontece o seguinte: antes de conhecermos uma pessoa, ouvimos que ela é uma pessoa chata, insuportável e que trata mal todo mundo.

Aqui a causa está escondida. O comportamento da pessoa é explicado pela causa: “Ela é chata. Ela é assim mesmo, desde sempre. É o jeito dela, a personalidade dela”.

Podemos mudar a causa de muitas maneiras. A causa dela apresentar um comportamento antissocial é que ela teve uma infância difícil. Se a tratarmos bem, ela com certeza nos tratará também.

Algo semelhante aconteceu comigo certa vez em que tive de ir à uma repartição pública. A pessoa que me atendeu não foi muito simpática. Pelo contrário: me tratou muito mal.

Qual é a causa do comportamento do outro?

Pensei comigo: esse trabalho que ela faz o dia inteiro é extremamente burocrático e chato. Ela não deve sentir prazer em fazer esta atividade todos os dias, 8 horas por dia, 40 horas por semana. Mas se ela for bem tratada (o que geralmente não acontece, já que as pessoas não tem muita paciência por esperar na fila…) certamente me tratará bem. E poderá me ajudar a resolver o que vim resolver.

E foi o que aconteceu. Como diz um provérbio árabe: “Com um rosto sorridente, o homem duplica as capacidades que possui”

A 9° forma de ressignificar, portanto, é muito simples. Usamos esta forma todos os dias, mas geralmente de maneira negativa. Por isso, ao invés de termos melhores relações, acabamos complicando-as.

Podemos utilizar esta forma conosco mesmo. Pense em algo que você fez e que te desagradou. A causa do comportamento? Ao invés de pensar: “Sou um idiota mesmo!”, podemos pensar: a causa de eu ter errado desta vez foi que eu não tinha experiência nisso. Da próxima vez, com certeza será mais fácil e não farei assim.

Encontrar uma causa positiva para o comportamento nosso ou dos outros é uma ótima forma de sermos mais felizes.