Este tipo de Transtorno, intitulado Transtorno Mental devido a condições médicas gerais, consiste em um transtorno causado por uma condição médica. Como lemos no DSM-IV:


“Um Transtorno Mental Devido a uma Condição Médica Geral é caracterizado pela presença de sintomas mentais considerados como a conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral”.


Mais a frente, lemos a história da criação desta classificação, em especial:

“No DSM-III-R, os Transtornos Mentais Devido a uma Condição Médica Geral e os Transtornos Induzidos por Substâncias eram chamados de transtornos “orgânicos” e listados em conjunto em um única seção. Esta diferenciação de transtornos mentais “orgânicos” como uma classe separada implicava a existência de transtornos mentais “não-orgânicos” ou “funcionais” que, de alguma forma, não apresentavam relação com fatores ou processos físicos ou biológicos.


O DSM-IV elimina o termo orgânico e faz uma distinção entre os transtornos mentais devido a uma condição médica geral, os transtornos induzidos por substâncias e aqueles sem uma etiologia específica”.