A Programação Neuro-Linguística ou PNL é um nova abordagem surgida nos EUA e muito utilizada por psicólogos, psicoterapeutas, educadores e consultores em empresas e indústrias.

Para entendermos melhor “O que é Programação Neuro-Linguística” vamos, primeiro, dividir e explicar cada um dos nomes.

A Programação vem da idéia de que cada comportamento do ser humano é governado por um tipo de “programa mental”. Assim como abrimos o Word ou o Br.Office para escrever um texto ou rodamos o Photoshop para trabalhar com fotos ou imagens, para cada comportamento temos um programa interno.

Deste modo, para lembrar de um acontecimento passado temos um programa, para contar uma história temos outro e assim por diante.

Neuro relaciona-se ao neurológico. Uma imagem mental pode provocar arrepios, adrenalina ou choro, ou seja, desperta no corpo e na neurologia uma dada reação.

O Linguístico designa a linguagem verbal, mas não só, a linguagem corporal (gestos, tom de voz, movimento dos olhos) representa uma linguagem.

Programação Neuro-Lingusítica é, deste modo, uma área de estudos sobre o comportamento humano que possui pressupostos inovadores. Uma técnica da Neuro-linguísitica que ficou mundialmente conhecida foi a Terapia de Fobia em 15 minutos.

Por exemplo, uma pessoa com fobia de avião, com medo de voar, livrou-se deste problema em 15 minutos. A partir de então, conseguiu voar normalmente, como se nunca tivesse tido medo antes.

Nas postagens seguintes, falarei sobre os Pressupostos Básicos da Programação Neuro-Linguística.

Veja também o Vídeo completo!

O que é PNL?