Na sessão Pergunte ao Psicólogo, recebi uma pergunta muito interessante a qual prometi responder com um texto maior e publicá-lo aqui.

A pergunta era esta: “O que é ser feliz?”

Pierre Daninos nos diz que “As pessoas não conhecem a própria felicidade, mas a dos outros não lhes escapa nunca”.

A felicidade parece-nos algo óbvio… como se soubéssemos desde de sempre o que é. Talvez por isso nossa dificuldade em definir o que é felicidade. Mas pense você mesmo: “O que é ser feliz?” ou “O que é felicidade?”

Pare um pouco e pense.

Não é difícil encontrar uma definição?

Em meu novo site – Frases de Psicologia –  (que criei em conjunto com amigos), postei diversas frases sobre Felicidade. Você poderá ler todas as frases sobre felicidade.

Responder o que é a felicidade é uma pergunta importante para a Psicologia. Pois lidamos sempre com o sofrimento humano (em todos os seus graus e intensidades). Se queremos ajudar na mudança de nossos pacientes, queremos que eles encontrem a felicidade, certo?

Para mim, a felicidade tem que ser pensada em conjunto com a liberdade. Não adianta eu propor a minha ideia de felicidade para vocês, para os meus pacientes ou para meus familiares. Cada um há de encontrar seu próprio caminho, e, no caminho único para cada um, encontrá sua própria felicidade.

Para mim, Felipe de Souza, a felicidade está bem expressa nesta frase do filósofo estóico Epiteto: “A felicidade não consiste em adquirir e gozar do adquirido, mas sim em não desejar, porque consiste em ser livre”.

Eu acrescentaria que o não desejar significa, antes de tudo, perceber que não precisamos de nada para sermos felizes. Não precisamos ganhar mais dinheiro, nem encontrar um grande amor, nem sermos elogiados, passar no vestibular ou qualquer outra coisa.

A felicidade está aqui e agora. Basta encontrá-la.

E para você, querido leitor, o que é a felicidade?

Contribua conosco, sugerindo temas – enviando email para felipeluiss@hotmail.com

Atenciosamente,