Carl Rogers é o autor mais conhecido da Psicologia Humanista, a 3° força da Psicologia.


No livro Tornar-se Pessoa, Carl Rogers procura responder à pergunta: “Quem sou eu” para uma platéria de estudantes. Para tanto, ele diz:


Quem sou eu? Um psicólogo cujos interesses principais foram, durante muitos anos, os da psicoterapia. Que é que isto significa? Não tenho a intenção de vos impor uma longa cronica do meu trabalho, mas gostaria de extrair alguns parágrafos do meu livro Terapia Centrada no Cliente:

Este livro trata do sofrimento e da esperança, da ansiedade e da satisfação qeu invadem o gabinete de consulta de qualquer psicoterapeuta. Ele descreve o caráter único da relação de que se constitui entre cada terapeuta e o seu paciente, bem como os elementos comuns a todo esse tipo de relações. Este livro será a descrição da experiência extremamente pessoal de cada um de nós. Trata-se de um paciente que, no meu gabinete, sentado à minha secretária, lutando por ser ele mesmo, embora com um medo mortal, tenta ver a sua experiência tal qual ela é, que procura ser essa mesma experiência, para além do terror de uma tal perspectiva. Este livro refere-se a mim, tal como me situo frente ao meu paciente, participando na sua luta da maneira mais intensa e mais sensível de que sou capaz. Este livro trata de mim, da minha tentativa de capatar a sua experiência, de apreender o significado, o sentimento, a sensação e o sabor que isto representa para ele…Trata de mim quando me alegro por ter o privilégio de fazer nascer uma nova personalidade – assistindo cheio de temor à emergência do eu, de uma pessoa – , presenciando um processo de nascimento no qual tive uma participação importante e que o facilitou.


ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. Livraria Martins Fontes, São Paulo: 1961