Olá queridos leitores e leitoras do site de PSICOLOGIA ONLINE!


Você já imaginou fazer uma pergunta importante para sua vida no momento atual e um livro, antigo, tão antigo que não se sabe mais a origem dele, te dar uma resposta? Uma resposta que encaixa perfeitamente e com muita sabedoria no que você precisava ouvir?


Pois é, este livro existe! Ao menos na tradição chinesa… e se chama I Ching ou O Livro das Mutações. Este livro foi utilizado por grandes sábios chineses como Lao-Tzé e Confúcio como fonte de inspiração para seus pensamentos e para sua vida cotidiana.


Podemos pensar que o I Ching, Livro das Mutações, é um oráculo. Para os chineses, há algo como um “espírito do livro”. Nas palavras de Jung, que fez o prefácio para a edição em inglês de Richard Wilhelm (tradutor e estudioso do livro e da cultura chinesa):


“…de acordo com a antiga tradição, são “agentes espirituais”, atuando de uma forma misteriosa, que fazem com que as varetas de caule de milefólio dêem uma resposta significativa”.


Em resumo, devemos fazer uma pergunta ao I Ching, uma pergunta que seja significativa para nós no momento e o livro, através das varetas, moedas (ou mesmo através da internet) dará uma resposta que será para cada um naquele momento.


Quer fazer um teste? O site da Uol disponibiliza uma forma interesante, além do livro traduzido por Richard Wilhelm, junto do prefácio de Jung:


Leia o prefácio de Jung aqui: http://www1.uol.com.br/iching/prefcgjung.htm


E jogue, depois de pensar em uma pergunta importante para ti, aqui: http://www1.uol.com.br/iching/jogar.htm

(É possível que a página indicada possa estar fora do ar. Se for o caso, a melhor forma de jogar o I Ching é comprar a edição que já vem com os dados).


Espero que vocês gostem da dica e comentem!