Quando falamos de sexo, falamos de corpo, certo? E nosso corpo não pode viver, mais do que alguns minutos, sem a respiração. O corpo aguenta dias e dias sem água e sem comida, mas sem a respiração, morreríamos muito mais rápido.

Existe um livro, infelizmente ainda pouco conhecido, chamado “Os Mistérios do Sexo”, do Professor Henrique José de Souza. Nele, lemos o seguinte trecho abaixo, sobre a fisiologia da respiração, ou seja, sobre o modo como a respiração acontece em nosso corpo:

“Pelo fato de possuirmos duas narinas julga-se que a respiração se processa simultaneamente por ambas, assim como vemos ao mesmo tempo pelos dois olhos e escutamos pelos dois ouvidos. Puro engano, pois a respiração se faz alternadamente, ora pela narina direita, ora pela esquerda.

O leitor pode certificar-se do que afirmamos mediante um teste muito simples. Coloque a mão sob o nariz para sentir se ambas ou apenas uma das narinas que está funcionando. Se nesse momento a respiração se faz por ambas, aguarde uma hora ou pouco mais e repita a prova. Verificará que a respiração passou a processar-se unilateralmente, pela narina direita ou esquerda.

Um teste ainda mais fácil pode-se fazer em decúbito. Deite-se de flanco e procure comprimir com o travesseiro o lado que estiver apoiado no colchão; o da região esplênica, por exemplo. Depois de alguns minutos verificará que a respiração se processa pela narina do lado oposto. Se antes era pela esquerda, passará para a direita, e vice-versa”.

Podemos dizer, seguindo a tradição oriental, que a respiração pela narina esquerda é lunar e a respiração pela narina direita é solar. A respiração pela narina esquerda é menos quente que a direita e por isso, era recomendo no Oriente que um paciente com febre deitasse com o lado direito do corpo encostando no colchão, a fim de estimular a respiração pela narina esquerda.

Mas qual é relação entre a respiração e o sexo? A relação é muito profunda e mais complexa do que o leitor pode imaginar. Se em uma relação sexual a respiração de um é acompanhada pela do parceiro (a), a harmonia é maior do que se a respiração for desencontrada, evidentemente.  Mas, em verdade, lemos no livro “Os Mistérios do Sexo”, que a sabedoria chinesa havia descoberto a relação entre o lunar e o solar – entre Yin e Yang – e a determinação sexual na concepção de um filho.

O Prof. Henrique cita o livro Os segredos da geração ou a arte de procriar à vontade meninos ou meninas e de fazer criaturas de espírito, de Marcel Rubmpré: “O determinismo do sexo explica-se por esta lei geral: nascerá menino ou menina conforme predominam as forças ou formas da energia Yin ou Iang”.

A fim de não me alongar muito, deixo aqui a curiosa indicação da relação entre Sexo e respiração, para posterior aprofundamento.

Para saber mais: Os Mistérios do Sexo. Professor Henrique José de Souza. Editora SBE. São Lourenço, 2001