De acordo com a PNL, Programação Neuro-linguística, temos 20 formas para mudar o significado. A terceira forma e a quarta são chamadas ressignificação de contexto. Antes de explicarmos a 4° forma, vamos voltar à explicação de como criamos um significado.

Em poucas palavras, podemos dizer que criamos um significado ligando duas coisas. Por exemplo: Fulano é alto. Nesta frase ligamos a estatura à pessoa, no caso, Fulano. Qualquer frase que seja, da mais simples à mais complexa, apresentará essa ligação entre uma coisa e outra.

Por exemplo: Ela me olhou com cara feia = (ligação) = Ela não gosta de mim.

Esse significado, criado, pode ser a causa de problemas, certo? Mas como podemos mudá-lo?

Na 3° e na 4° formas poderíamos mudar o significado, mudando o contexto. Por isso, ressignificação de contexto.

3° forma: Ela me olhou com cara feia… deve estar com dor de barriga.

4° forma: Se ela não gostasse de mim… nem teria falado comigo… nem teria olhado para mim.

Em cada uma das formas, mudamos apenas uma frase. Na 3° forma, “Ela me olhou com cara feia” continua e a segunda frase é mudada. Na 4° forma, por outro lado, mudamos “ela não gosta de mim”. Poderíamos acrescentar outros sentidos para “não-gostar”: se ela não gostasse teria me insultado; se ela não gostasse teria me agredido etc,etc. O sentido de “não-gostar” é mudado e definindo de outro modo.

Pense você também em um exemplo de algo que te incomoda e causa sofrimento! Ressignifique utilizando estas duas técnicas!!! Caso precise de ajuda para ressignificar, envie email para felipedesouza.psicologo@yahoo.com.br

FELIPE DE SOUZA