O site Inconsciente Coletivo está colocando no youtube entrevistas legendadas com o autor de A Lei do Triunfo e Pense e enriqueça, talvez o autor mais bem sucedido de auto-ajuda do mundo e que serviu de inspiração para muitos outros.

Na primeira entrevista, Napoleon Hill diz que a chave número um para encontramos o sucesso é saber o que é sucesso. O que é sucesso para você? Quais são os seus objetivos? Qual é a sua definição de Propósito?

Pensando nisso resolvi escrever sobre como podemos tornar claros os nossos objetivos; sobre como podemos ter certeza e entender de forma segura e prática o que queremos, e então ver nosso futuro de maneira mais aprofundada e brilhante. Afinal, tudo começa com um pensamento.

Utilizo aqui as dicas da PNL (Programação Neuro-Linguistica) resumidas por Michael Hall, em seu livro The sourcebook of magic. Segundo Hall, existem 8 passos para formarmos um objetivo claramente:

1) Pense em frases afirmativas

Por exemplo, vamos dizer de alguém cujo maior desejo seja emagrecer. O passo um diz para ela pensar: “Eu quero ser magra”. Mas nunca pensar: Eu não quero ser gorda. Nessa última frase, temos que pensar em ser gorda para pensar em não ser gorda. Então, pense no positivo, em frases afirmativas. Eu quero ser rico (nunca: não quero ser pobre).

2) Pense no que você pode fazer

Não controlamos o comportamento dos outros. Portanto, não podemos mudá-los. Podemos nos mudar, transformar o nosso comportamento. “Eu quero que os outros gostem de mim”. Isso não é um objetivo. Você não poderá mudar os outros. O que você pode fazer? Ser mais simpático, agradável, amoroso, generoso? O passo dois estabelece que deve-se focar no que você e só você pode fazer.

3) Defina o contexto

Estabeleça o contexto do seu objetivo. Quais locais, ambientes, situações você terá ao redor do seu objetivo? Em outras palavras, quais são as circunstâncias que propiciarão a você atingir seus objetivos? Se você quer estudar mais, em qual local você vai estudar? Em qual contexto e em quais momentos? Quais pessoas você provavelmente encontrará lá?

4) Pense utilizando os cinco sentidos

O que você poderá ver, sentir, ouvir, cheirar, ou pegar quando tiver atingido seu objetivo? Como você descreveria seu objetivo utilizando palavras ligadas à alguns dos cinco sentidos? Por exemplo, meu objetivo é ganhar mais dinheiro. Com o dinheiro, vou poder ver novas paisagens em novas cidades, vou me sentir mais tranquilo e calmo quando chegarem as contas, poderei ter mais tempo para pegar os filhos na escola, vou ouvir em minha mente “Tenho dinheiro para pagar esta conta”…etc.

5) Pense em um passo depois do outro

Se você quer escrever um livro, quantas páginas você quer escrever por dia, por semana, por mês? Você quer emagrecer quantos quilos por mês? Divida o seu objetivo em passos menores.

6) Pense nos recursos necessários

Para atingir seus objetivos, você precisará de que recursos? Estes recursos podem ser financeiros, emocionais, habilidades mentais, entre outros. Para escrever um livro sobre Metas eu preciso dos seguintes recursos: computador, internet, duas horas por dia, uma biblioteca com muitos livros sobre o assunto, etc.

7) Pense com ética

Em PNL, nós dizemos ecologia. Os seus objetivos encaixam com todas as suas crenças, opiniões? Há algum lado ou parte de você que discorda de você atingir seu objetivo? O que você quer pode prejudicar alguém?

8- Pense como se fosse agora

Atingido o seu objetivo, o que será diferente do que sua condição atual? Tirando todos os critérios anteriores, quando você tiver atingido seu objetivo, como você saberá que atingiu?

Para criar o seu objetivo realmente, pense como se já tivesse atingido o seu objetivo.

Em meu consultório, frequentemente recebo a demanda de pacientes que querem emagrecer. Quando vamos trabalhando os objetivos e chegamos neste 8° Passo – digo para pensarem: “Eu sou magra…eu estou magra” ou “Eu sou magro…eu estou magro”. Agora!

9-Trazer o futuro como se já fosse agora.

Este passo também trará a certeza se o objetivo questionado é o correto para a nossa vida.

Estes 8 passos nos ajudam a criar objetivos que podemos atingir e que serão éticos, ou seja, todo o nosso ser concordará de modo que poderemos agir e realizar o que realmente queremos para nossas vidas.