Nós construímos o significado, na linguagem, tendo por base uma série de atividades mentais, uma delas é a comparação. E nesse sentido, é possível ficar triste mesmo ganhando na mega-sena:


Há um tempo atrás ouvi que um ganhador acertou todos os 6 números e faturou cerca de 5 milhões de reais. Um amigo lhe disse: – “Que pena! Semana passada o prêmio era de 42 milhões!”

Existem muitas maneiras de mudarmos o significado negativo que atribuímos às coisas. A sabedoria popular tem muitos provérbios que auxiliam como “Há males que vem pra bem” e “Deus fecha uma porta e abre uma janela”.


Gosto muito do modo como podemos re-significar (criar outro significado, mais criativo e positivo) brincando com o tempo. Se você tem um problema, o que esse problema será daqui a cinco, dez anos? E na eternidade, o que significará? Com certeza, não terá muita importância.


Não sabemos como é o mundo para além do modo como o vivenciamos e vemos com nossa alma. (E nesse sentido, cada um possui um mundo muito particular). Nós é que construímos os significados, que não estão nas coisas, mas sim no modo como sentimos e vemos. Se mudarmos o modo como vemos, o mundo muda como mágica.



FELIPE DE SOUZA