Foi Freud quem redescobriu, há mais de cem anos, a importância dos sonhos. Bobagens sem sentido? Pesadelos que você não ousa lembrar? Sonhos tão bons que deveriam se repetir?

Quem consegue interpretar os próprios sonhos, possui uma chave mágica para a descoberta de si mesmo: a via régia para o Inconsciente.

Dicas simples para começar a descoberta:

1) Escreva em um caderno o sonho completo assim que dele lembrar. O melhor é manter o caderno do lado da cama e anotar no momento em que abrir os olhos.

2) Sublinhe as palavras mais importantes. Aquelas que resumem o texto. Atente para os sujeitos, objetos e as qualidades desses dois.

3) Pegue cada um dos elementos sublinhados e pense em cada um separadamente. O que lhe vem à mente? Exemplo: isso (o elemento do sonho) me lembra…

4) Relacione os elementos entre si e conte novamente o sonho. Como o sonho parece agora? Claro? O sentido é seguro e certo?

Se o sonho continuar incompreensível, há duas saídas: esperar pelos sonhos seguintes e fazer o mesmo processo ou procurar o seu psicólogo ou psicanalista.

Para saber mais: Fundamentos de psicologia analítica. Quarta conferência. Autor: C.G. Jung. Editora Vozes.