Para muitas pessoas, a preocupação é um estado constante. Acredito que não é preciso definir o que é preocupação nem porque nos preocupamos. Portanto, o objetivo deste texto é descrever medidas simples e eficazes para acabarmos com a preocupação. 


A preocupação, além de ineficaz (ela não acaba com o “problema”) é prejudicial, pois provoca efeitos físicos e emocionais desagradáveis. Sempre que estiver se preocupando, faça o seguinte:

1) Descubra o conteúdo da preocupação. Complete a frase: estou me preocupando com…



2) Modifique o conteúdo de sua preocupação. Pense em como pode resolver o “problema”. Pense de modo diferente, com criatividade, de forma positiva. Viva o momento presente. 



3) Faça algo para acabar com o motivo de sua preocupação. Ou seja, responda a pergunta: – O que posso fazer para resolver esta situação? Se a resposta for “nada”, leia o passo 4.



4) Ajude alguém com um “problema” parecido. Faça um trabalho voluntário.  A caridade desenvolve capacidades e potenciais que nem sequer sonhamos. 


Escrevi diversas vezes a palavra problema, entre aspas, porque em 90% dos casos o problema é imaginário, irreal, sem sentido. Se podemos pensar em tantas outras coisas e viver melhor, para que nos preocupar com coisas sem sentido, coisas que não aconteceram – e que geralmente nem vão acontecer?

É interessante pensar na frase de John Lennon: “A vida é o que acontece a você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Ou se preocupando. 

Para saber mais: Como liberar sua produtividade. Autores: Richar Ott e Martin Snead.  Editora Infobook. 

FELIPE DE SOUZA
felipedesouza.psicologo@yahoo.com.br
felipeluiss@hotmail.com 
(35) 9179-9096