Olá queridos leitores e leitoras!



Uma pessoa muito especial me perguntou ontem: e quando não conseguimos esquecer algo? A PNL, Programação Neuro-linguística, considera que nunca é tarde para termos uma infância feliz. Porque? Quando lembramos do passado, selecionamos alguns eventos, inconscientemente ou não. Para que selecionar os piores? Escolher os melhores nos faz mais felizes. 

Quando, entretanto, uma lembrança fica muito forte, temos algumas técnicas que podemos usar para mudar o sentimento relacionado:

1) Observe a cena passada de fora. Veja-se fora da cena, veja a cena e você cada vez mais de longe, de cima, do telhado, do espaço, do sol ou da lua. 

2) Transforme a tela de cinema em uma TV de 8 polegadas – aquelas pequenas, de cozinha. 

3) Mude a cena de uma TV a cores para uma TV preto e branco. Geralmente a sensação muda consideravelmente. 

Finalmente, o mais legal: transforme a cena em um desenho animado, com pernas longas, nariz de palhaço, línguas caindo no chão, acelerando cada vez mais a cena, para frente e para trás. Solte a sua imaginação!

Lembre-se que o conteúdo, o que foi aprendido da cena, em todos os casos, não será alterado. O que será alterado é a forma como vemos este conteúdo. Não perdemos nada e ganhamos alegria e contentamento. 

Para saber mais: Ressignificando. Autores: Richard Bandler e John Grinder. Summus Editorial. 



FELIPE DE SOUZA

PSICOLOGIA ONLINE

Psicólogo Clínico e Consultor de Rh
(35) 9179-9096