A adolescência é uma fase maravilhosa da vida por conter em si “todos os sonhos do mundo”. Contudo, é uma fase bastante complexa,  pelo menos é o que os pais de adolescentes me dizem.

Vamos entender essa questão através da Psicologia Analítica, de C. G. Jung, com os conceitos de persona e sombra.

No período da adolescência, estamos desenvolvendo ainda a nossa persona. Em poucas palavras, a persona é a “máscara” que mostramos aos outros. Esta máscara, na fase adulta, está muito relacionada com a profissão que escolhemos. O uso da máscara faz com que, necessariamente, tenhamos que “esconder” outras coisas: sentimentos, desejos, vontades, pensamentos, capacidades. E o que é escondido passa a ser a sombra. A sombra não é apenas negativa, pois também podemos esconder grandes habilidades.

Na adolescência, o jogo entre a persona e a sombra é constante. Por isso, o adolescente briga, xinga, grita, gosta do que os pais não gostam – aqui percebemos a sombra – e quase ao mesmo tempo, o adolescente obedece, pede desculpa, vai à escola – aqui percebemos a persona.

O modo mais simples de transformar este jogo constante entre a persona e a sombra é a aceitação. Aceitação da sombra como válida. Passamos a reconhecer aqueles elementos que tiveram que ficar escondidos e esquecidos. Iluminando a sombra, enriquecemos nossa persona e nossa personalidade como um todo.

O desejo primordial de todos nós é o de ser aceito. Aceitar a nós mesmos – com nossa sombra e com tudo o que somos – e aos outros do jeito que são, é um caminho seguro em direção à paz.

Para saber mais: Aion: Estudos sobre o simbolismo do Si-Mesmo. Autor C.G. Jung. Editora Vozes.

FELIPE DE SOUZA

Psicólogo Clínico e Consultor de Rh

felipedesouza.psicologo@yahoo.com.br

felipeluiss@hotmail.com

(35) 9179-9096

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913