Contabilidade online para psicólogos e psicoterapeutas

Nesse artigo você vai ter respostas para as perguntas:
“Sou psicólogo, como posso regularizar meu trabalho?”
“Quero abrir minha clínica em psicologia, como faço?”
“O que eu preciso saber de administração para atuar como psicólogo?”
“Sou psicólogo, preciso de um contador?”
“Como abrir gratuitamente meu consultório em psicologia?”

O que seu curso deveria ensinar mas não ensina

Concordamos de início que quase todos, para não dizer todos, os cursos de psicologia e de formação em psicanálise e outras psicoterapias negligenciam em muito informações super relevantes para um psicólogo que quer atuar na clínica. Informações como: gerenciamento de uma clínica, abertura de empresa, contabilidade, entre outras.

Se você chegou aqui, é porque você está interessado em lidar com esse hiato epistêmico, e te parabenizo por isso. Saiba que você está na direção certa. Para satisfatoriamente ficar em dia com fiscalizações e outras obrigações legais não é preciso muito, mas é preciso assertividade e conhecimento. Vamos lá!

Pagando menos impostos

Você provavelmente já sabe que toda atividade econômica é sujeita a impostos por parte das agências governamentais, correto? Isso significa que atuando como psicólogo e psicoterapeuta — seja você fenomenólogo, analista do comportamento, psicanalista, Junguiano ou o que for — você não está isento desta máxima. Querendo ou não, você deverá prestar contas ao governo e pagar as devidas tributações.

Há quem diga: “Ah, mas eu não preciso falar para o governo o que eu faço ou deixo de fazer, eles nunca saberão quais operações econômicas eu executo”. E para além desse discurso do princípio do prazer desconectado do princípio da realidade, a verdade é que não se pode fugir ou esquivar dessa contingência de controle aversivo, restando lidar com o problema com a maturidade e atenção que ele merece.

Diante deste cenário você tem duas opções: declarar o que você lucra como pessoa física ou abrir uma empresa para seu consultório .

a) Vamos explorar a primeira opção de modo direto. Se você decide declarar como pessoa física você vai pagar aproximadamente 30% do seus ganhos só em tributação. “TUDO ISSO?”. Sim, tudo isso.

b) Vamos para a segunda. Se você opta por abrir uma empresa para seu consultório, além da possibilidade de emitir notas fiscais de serviços e do profissionalismo que você agrega como valor ao seu nome, você paga menos. A depender do regime tributário, esse valor gira em torno de números a partir de 16%.

Poderia ser acrescentado aqui para outras profissões a possibilidade de se regularizar como MEI (Micro Empreendedor Individual). Ocorre que psicoterapeutas não podem o fazer.

Voltando as alternativas. Imagino que você decidiu pela segunda opção, né? Pois bem.

Assessoria contábil

Você vai precisar de assessoria contábil. Ela é necessária tanto para te garantir segurança nesse mar de obrigações fiscais e na boa operação de ações administrativas. E dentro deste outro cenário você pode terá que escolher entre outras duas opções:

a) contratar um contador para te assessorar, o que pode demandar altos custos, ainda mais se você decidir registrá-lo como funcionário.

b) contratar um serviço de contabilidade que novamente significa menos custos, com a mesma tranquilidade que você precisa. Intuo que você decidiu novamente pela segunda opção. Sabia escolha. Agora te resta ecolher entre uma contabilidade online que te oferece suporte através da internet ou uma contabilidade quadrada que opere por telefone e que passe aquela aura de algo distante e frio.

Escolheu uma contabilidade online, certo?

Contabilidade online

Dentre as empresas de contabilidade online eu te asseguro que a melhor e mais confiável é a FicaTranquilo. Modéstia a parte, nossa empresa realmente cumpre com as obrigações que se compromete a realizar. Não cobra extras abusivos e cuida de toda a parte complicada para você.

Não se convenceu de que contratar nossos serviços vai ser excelente para sua atividade profissional? Pesquise por reclamações direcionadas a outras empresas de contabilidade online, pesquise a natureza dessas reclamações e as consequências que tiveram para esses profissionais. Você perceberá que esses problemas são fruto de uma falta de empatia
por parte dessas mesmas organizações. A FicaTranquilo entende você. Sabe do que você precisa e não se aproveita perversamente da sua ingenuidade quanto ao mundo fiscal e administrativo. Estamos aqui para te dar tranquilidade e deixar mais tempo para você.

Estamos dispostos a conversar sobre suas dúvidas, entre em contato :)

Email: contato@ficatranquilo.com.br
Telefone: (11) 3854-4000

Publieditorial

FicaTranquilo.com.br

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913