Às vezes nos esquecemos que tudo o que fazemos em termos de concretização de sonhos começa com um pensamento. Criamos uma forma em nossa mente e passamos a nos comportar na direção do que pensamos.

Por exemplo, se eu penso que quero mudar de casa, passo a procurar por um novo lugar. Procurando por um novo lugar, eu o encontro. E, finalmente, arranjo a mudança e mudo. Mas, obviamente, se eu não pensar em mudar, não vou mudar.

Portanto, é importante lembrar que tudo começa dentro, em nossos pensamentos. Razão pela que o primeiro passo para não errar ao construir um sonho é ter clareza de propósito.

1)      Você sabe o que você quer?

Essa pode parecer uma pergunta boba. Mas não é. Nem sempre temos clareza do que queremos. Muitas vezes sabemos mais o que não queremos do que o que queremos. Outras vezes achamos que é impossível conseguir o que desejamos. E deixamos de lado muito rápido…

Então, para começar, vamos definir com mais clareza uma imagem daquilo que queremos. Digamos que seja uma nova casa, como exemplo. Eu passo a imaginar como é a casa que quero. O tamanho, a rua, o que gostaria que tivesse e tudo o mais.

Ter uma visualização detalhada ajuda e também ajuda sentir como se a casa já estivesse aqui, já fosse realidade (retiramos assim o pensamento de que não vai ser possível).

No final, talvez a casa, a rua, e todos os detalhes não vão ser exatamente iguais conforme pensamos (pode até ser muito melhor). A ideia não é que tem quer idêntico e sim ter a visualização para ser como um norte, uma direção do que queremos e do que não queremos.

Portanto, pense como se fosse agora. Pense positivamente: como você quer (e não pense como você não quer).

2)      Do futuro para o presente

O segundo erro que nos faz não realizar os nossos planos e metas consiste em não estabelecer um passo-a-passo de atividades até chegar onde queremos. Uma maneira interessante de começar a elaborar um roteiro do que fazer daqui até lá é inverter a direção e pensar do futuro para o presente.

Se quero publicar um livro, o último passo é ter o livro impresso, em mãos. Antes disso, recebo pelo correio da editora. Antes disso, a editora manda para a gráfica. Antes disso, eu envio a versão final para a editora. Antes, encontro uma editora. Antes, termino de escrever as 365 páginas. Antes escrevi cada uma delas…

Enfim, vou trazendo do futuro para o presente. Até chegar ao ponto de que o primeiro passo para o livro é saber sobre o que é o livro. Que vai ter tantos capítulos, tantas páginas, etc. E dessa forma criei uma direção detalhada do que preciso fazer e vejo que o começo é fácil. É só escrever uma frase, depois outra, depois outra…

Muitas vezes falhamos porque achamos que o sonho é muito grande, que é muito difícil escrever todo um livro, que está distante e que não dá simplesmente para fazer tudo. Ora, realmente não dá para escrever um livro em um dia, nem construir uma casa em uma semana. Precisamos ter paciência de construir um tijolo por vez e saber que a constância e a direção certa nos conduzirá até atingir os nossos objetivos.

3)      Superando os obstáculos

Se temos uma visualização clara, e um passo-a-passo razoavelmente definido, o último erro consiste em parar no meio do caminho, ao enfrentar um ou outro obstáculo. Existe uma frase que diz que existem mais pessoas que desistem do que fracassam. Quer dizer, ao surgir um imprevisto, um contratempo, um problema, as pessoas desistem, sendo que um pouco mais de persistência e motivação e tempo poderia levar à concretização do sonho.

É comum também criar um passo-a-passo muito rígido. Lembro que quando comecei o site (ainda como blog) eu tinha o sonho de chegar a 1 milhão de visualizações. Achei que um ano era um prazo razoável. Mas depois de um ano tinha conseguido apenas 10 mil visualizações. Poderia ter desistido, não é?

Só que não. Refiz as minhas expectativas e continuei escrevendo e aprendendo sobre como divulgar melhor o meu trabalho online. Ou seja, tinha uma visão clara do que queria (1 milhão de visualizações), tinha um passo-a-passo (chegar em um ano lá). Embora não tenha conseguido naquele momento não parei. Demorou um pouco mais do que esperava, mas deu certo e muitooo mais certo do que imaginava no começo. Então temos que ter flexibilidade também no passo-a-passo e entender que obstáculos e dificuldades aparecem para serem superados.

Conclusão

Tudo o que vemos, todos os objetos que utilizamos, as construções da nossa cidade, tudo o que usamos em nosso dia-a-dia começou com um pensamento. Alguém teve a ideia de criar esse computador dessa forma e criou (na verdade, claro, centenas de pessoas). Assim como com a internet, os sistemas, a energia, etc. Digo isso para lembrar de novo que um sonho enorme (ou nem tanto) começa com um pensamento. Com a definição cada vez mais clara desse pensamento, depois com a criação do passo-a-passo para a sua realização e, durante o processo de concretização, na superação dos obstáculos que vão aparecendo.

Parece simples e é:

Defina com clareza o que você quer. Vá do futuro para o presente criando o caminho para chegar até lá. E não desista.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913