Existe uma frase muito conhecida, do físico William Thomson, que diz: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. O que isto quer dizer? Significa que se possuímos um sistema para medir, nós vamos conseguir certamente ter mais condições de avaliar o nosso progresso, ao mesmo tempo que, se controlarmos – não só vamos ter certeza que melhoramos – como teremos formas de sermos mais bem-sucedidos.

Vou começar por um exemplo particular. Há muito tempo estava procurando um aparelho para treinar em casa. Tinha pensando inicialmente de comprar uma esteira, depois uma bicicleta e acabamos, minha esposa e eu, decidindo por adquirir um elíptico.

Compramos há um mês e, quando chegou, com a novidade, fiz com uma frequência boa. Não medi exatamente, mas imagino que tenha feito uma vez a cada dois dias (que era o meu objetivo). Passadas duas semanas, com os afazeres diários (sei, são só desculpas), acabei protelando e ficando sem fazer.

Hoje, agora há pouco, voltei a fazer ao ter baixado um app maravilhoso chamado Goalify. O que este app faz é nos dar um sistema de controle totalmente automatizado e com relatórios que nos permitem visualizar, em gráficos, o nosso progresso.

Tipos de Comportamento

Esse não é o primeiro aplicativo que baixo para gerenciar minhas atividades. Para aumentar a produtividade, em geral, já recomendei e recomendo o OmniFocus 2. A diferença que percebi já desde este começo com o Goalify foi a possibilidade de arranjar tipos de comportamentos ou hábitos que quero construir e manter ou não.

Veja a imagem abaixo:

goalifyapp-feature-goals-en

Nesta área do app, nós incluímos um novo objetivo (New Goal). As opções são:

  1. Flexível: temos controle total da frequência ou forma de medida. Por exemplo, usar o elíptico a cada dois dias, ou configurar por minutos ou quilômetros percorridos
  2. Tarefa: definir uma tarefa que não tem muita variação. Como tomar 2 litros de água por dia ou estudar um novo livro por 30 minutos. A diferença do anterior é que se trata de uma tarefa que não vai mudar durante todos os dias.
  3. Evitar: aqui podemos cadastrar aquilo que queremos evitar, como comer chocolate.
  4. Limitar: aqui inserimos aquilo que queremos traçar um limite, já que não podemos ou queremos evitar de todo. Por exemplo, ficar 15 minutos no facebook por dia ou fumar 5 cigarros (até que seja viável parar totalmente).

A importância de medir o próprio progresso

Fazer estas listas de novos hábitos não é muito diferente da lista de promessas que fazemos a cada ano novo. A diferença é medir o progresso e, igualmente, conseguir estabelecer metas diárias ou semanais que sejam factíveis, que vamos conseguir até com certa facilidade.

Pois, afinal, estes são dois grandes problemas de estabelecer metas:

1) Protelar ou esquecer o que tem que ser feito

Se eu quero usar esse aparelho elíptico que comprei, tenho que não só me lembrar do meu objetivo de deixar de ser tão sedentário, depois que parei o Pilates, como colocar a mão na massa e fazer o que tem que ser feito.

Veja também – POR QUE VOCÊ DEVE FAZER PILATES? BENEFÍCIOS E DICAS

2) Extrapolar na expectativa ou colocar passos muito longos ou que parecem difíceis

Se eu fiquei uns meses sedentário, não vou conseguir correr uma hora direto, talvez nem trinta minutos. Ora, se eu coloco o objetivo diário difícil demais logo vou estar protelando de novo e com razão! Já que é muito…

Portanto, uma boa dica é dividir em passos que sejam pequenos. Por que não começar com 10 minutos? Talvez 15?

Fazendo de uma forma que pareça fácil, vou conseguir me motivar. E melhor: vou conseguir fazer.

O pequeno e o grandioso

Cada vez mais me convenço da importância de entender que tudo o que é grande é feito em passos muito pequenos, mas sucessivos. Se o objetivo é emagrecer 20 quilos (a meta total), não faz sentido querer fazê-lo em um dia. Será um pouco por dia, nem que seja muito pouco, mas, com o tempo, o objetivo terá sido cumprido.

Isso é válido para quase tudo – se achar algo que escape deste esquema me avise que não consegui pensar em uma exceção. Para construir uma casa, é tijolo por tijolo. Para passar no vestibular, concurso ou o que for, é uma matéria por vez, um conhecimento por vez. Para ter um relacionamento amoroso maravilhoso é um comportamento vez, um dia por vez. Para construir um patrimônio, criar relações profissionais, cultivar a espiritualidade, tudo, tudo, tudo é um passo por vez.

Porém, esse único passo tem que ser dado.

Conclusão

Neste post quis compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi ao longo destes anos estudando sobre produtividade, Coaching e realização de objetivos. Coincidiu com a minha descoberta deste incrível aplicativo chamado Goalify (não é uma propaganda, não estou ganhando nada por divulgar o app, hehehe).

O Goalify tem versões para Android e iOS e 3 versões: uma gratuita, uma trimestral (3,99 dólares por 3 meses) e anual (9.99 dólares por ano).

Recomendo testar a versão inicial e se você gostar pode comprar o plano com mais recursos. Também há uma versão para aqueles que trabalham com Coaching para auxiliar os seus clientes no processo de mudança.

Abaixo, uma foto de um relatório sobre parar de comer junkfood (comida industrializada). Para cada comportamento ou hábito cadastrado, retiramos ao final um relatório periódico do nosso progresso.

goalifyapp-feature-longtermanalysis-en

Este sistema lembra o sistema de fichas, sobre o qual falo no vídeo mais visto do nosso Canal – “Como combater a preguiça com a psicologia comportamental”