Pare por alguns instantes e pense: “quantas pessoas super bem sucedidas você conhece pessoalmente?” Cinco, dez, vinte…ou talvez menos? Em geral, pensamos no sucesso em termos de dinheiro ou status (reconhecimento público). Com as aulas de filosofia na faculdade de psicologia, aprendi a começar pelas definições: o que é sucesso? O que é ser bem sucedido – ou, como dizem por aí, estar bem de vida?

Definição de sucesso

Como disse, geralmente pensamos em certas pessoas como bem sucedidas por terem atingido certas metas como ganhar muito mais dinheiro que a média ou como destaque em colunas sociais ou cargos importantes como ser presidente de uma associação profissional.

Creio que não erro ao afirmar que, dificilmente, você pensou como uma pessoa bem sucedida alguém que realiza trabalhos voluntários ou um artista que vive a sua arte – e talvez ainda ou nunca – ganhe milhões ou fique famoso. Isso quase certamente é verdade porque a nossa ideia comum de sucesso é orientada a objetivos. Além de ser extrovertida em excesso, é comparativa (Fulano é melhor por ter feito mais rápido do que outro).

Sucesso e valores pessoais

Esta definição de sucesso incorpora apenas dois tipos de valores que podemos ter, em especial o valor da estabilidade financeira e do status. Uma pessoa que não tenha estes valores muito fortes, pode passar a inteira inteira ou se criticando por não querer em primeiro lugar isso, por não ser como os demais, ou por tentar e não conseguir.

Que fique bem claro: não existe nada de errado em ganhar dinheiro ou se destacar em sua área. E não existe nada de errado em ter objetivos concretos e atingi-los. Porém, acreditar que vamos ter satisfação ou felicidade apenas quando atingir esta ou aquela meta é protelar sem necessidade a satisfação e a felicidade.

E, para quem tem outros tipos de valores, talvez seja preciso mudar a própria noção de sucesso, sob o risco de passar a vida toda achando que se é um fracasso.

Algumas questões

Existem algumas técnicas que facilitam descobrir o que valorizamos mais. Podemos pensar um pouco em pessoas que admiramos – independentemente de serem ou não consideradas bem sucedidas pelos outros – e podemos pensar o que tais pessoas que admiramos fazem, pensam, dizem.

A psicologia positiva, de modo um pouco diferente, também trabalha os valores através das forças do caráter.

Outra opção é fazer uma avaliação com um profissional da psicologia ou Coaching.

Escrevo esse texto porque demorou pra que eu pudesse entender que os meus valores mais importantes não são os que a maioria tem como importantes. E às vezes, até hoje, me pego em conflito aqui e ali por ter valores não tão populares.

Um de meus valores mais fortes é a liberdade. Liberdade de tempo e espaço (e no caso do trabalho, não ter chefe). Pegando este valor, diria hoje que sou super bem sucedido.

Outro fator que tenho como importante é a oportunidade de aprender e ensinar. Se estiver em um trabalho ou atividade cotidiana rotineira e na qual não aprenda nada de nada, certamente não serei feliz nem me considerarei bem sucedido.

Conclusão

Liberdade, status, reconhecimento público, estabilidade financeira, desafios, contribuição social (sentir que está ajudando os outros) são alguns dos valores que podemos, brevemente, listar aqui.

Se o sucesso se baseia em viver de acordo com os próprios valores – e não os dos outros – faça a reflexão se você está vivendo de acordo com os seus. Se não estiver, é altamente recomendável mudar de rota.

Precisamos sempre nos lembrar que a vida é curta e que o maior arrependimento de pessoas à beira morte não é não ter ganhado milhões ou não ter sido famoso, mas não ter vivido de acordo com os próprios sonhos – o que é outra forma de dizer que não viveram segundo os seus valores pessoais.

Sabemos que os pais e familiares e amigos e colegas influenciam, mas, no final derradeiro, o arrependimento maior não consiste em ter frustrado um desejo alheio e sim em ter abandonado o próprio.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913