Falar em público é um dos medos mais prevalentes na população em geral. Ou seja, pesquisas indicam que cerca de 50% da população mundial apresenta o que podemos chamar de timidez, fobia social ou ansiedade social.

Na medida em que para concluirmos cursos e faculdades esta habilidade é exigida e na medida em que conseguir falar com tranquilidade e segurança ajuda a conseguir melhores oportunidades de trabalho, fiz um vídeo, em nosso Canal do YouTube, com 10 dicas simples e práticas para criar e executar apresentações melhores. (Veja abaixo).

Sobre Falar em Público

Antes de passarmos ao vídeo, é importante lembrar alguns fatos. Todos nós temos a capacidade de fazer uma apresentação. Dizemos público quando o público é maior do que duas pessoas, e que é uma conversa quando falamos com uma pessoa ou com pessoas conhecidas.

A diferença, portanto, pode ser na quantidade de pessoas que estão a nos ouvir ou o fato de, talvez, estarmos sendo avaliados de alguma forma.

Outro dado relevante é que normalmente não temos um treinamento com o intuito de nos aperfeiçoarmos na habilidade de falar para uma plateia. Por isso, devemos deixar de nos cobrar uma apresentação perfeita, e, além de procurarmos fazer cursos sempre que possível, devemos também praticar. Como qualquer comportamento, vamos melhorar se praticarmos com frequência.

Devido ao nervosismo ou ansiedade, muitas pessoas fogem deste treinamento. É o que chamamos em psicologia comportamental de evitação ou esquiva. Porém, fugir não resolve a situação. No longo prazo, na verdade, tende a fazer com que a ansiedade aumente no longo prazo.

10 Dicas para Falar em Público

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913