Olá amigos!

Existem muitas definições para sucesso e muitas definições para foco. Para os propósitos do nosso texto, defino sucesso como atingir uma meta mensurável e foco como a capacidade de manter a atenção em uma única coisa, a coisa mais importante na qual queremos ter sucesso.

Neste ano que estamos encerrando hoje, o livro mais importante que li foi A Única Coisa. Você poderá saber mais sobre, clicando neste texto que escrevi sobre: Você quer ter sucesso? Aprenda a regra da única coisa

Este livro foi importante para mim por vários motivos:

Primeiro, entendi profundamente que o sucesso não é instantâneo (embora às vezes sintamos que seja), quer dizer, para atingirmos um determinado resultado, temos que ter um projeto e realizar este projeto com comportamentos que se sucedem no tempo.

Por exemplo, se eu quiser perder 10 quilos, não vou perder 10 quilos do dia para a noite, certo? Para atingir o objetivo final (neste caso, já mensurado a partir de um dado objetivo) terei que perder 1 quilo por vez – na verdade, gramas por vez – até que o sucesso seja obtido.

Segundo, com o livro, deixei de tentar ser multitarefa e mesmo deixei de ser focado em centenas de projetos simultâneos. Para uma pessoa intuitiva, no sentido junguiano, o mais difícil é parar de se deslumbrar com as milhões de possibilidades ainda não desenvolvidas e sempre voltar a atenção para os projetos que já estão em andamento.

Portanto, parar de fazer mil coisas ao mesmo tempo e parar de ter tantos projetos simultâneos que serão impossíveis de realizar em um curto período é um ganho, ainda que pudesse ser pensado como uma perda. E é aqui que começa a relação entre sucesso e foco (a única coisa).

foco

A relação entre foco e sucesso

Sempre gostei de tecnologias e, embora não tenha me tornado um especialista na área, acompanho entusiasmado as novidades surpreendentes que estão surgindo sem parar.

Uma empresa que é difícil não admirar é o gigante de buscas google. Se pensarmos na história, veremos que um dos segredos foi ter um foco muito bem definido desde o princípio. Se o lema era catalogar todo o conhecimento humano, os passos que foram dados tinham uma única direção: ser um site no qual o usuário pudesse encontrar o resultado desejado em poucos cliques.

O minimalismo da tela inicial, mantido até hoje, apresenta o objetivo central da empresa: ser uma companhia de pesquisas ou buscas.

Assim, enquanto outras empresas – que também ofereciam resultados para buscas – tinham páginas superlotadas por outros conteúdos como notícias, o google tinha um foco, uma única coisa: oferecer ao usuário os melhores resultados para as buscas online.

Com o tempo, a forma de monetização do gigante de buscas redefiniu a empresa como uma empresa de propagandas (mais até do que uma empresa de buscas), mas de toda forma o objetivo central não foi perdido. É claro que com o crescimento, outros produtos foram sendo desenvolvidos como gmail, google chrome, android, google glass e até carros automáticos que prescindem de motorista.

Mas o que gostaria de salientar com este exemplo é que o sucesso dependem da concentração da atenção em uma única coisa. Se, por ventura, a empresa tivesse focado em mil produtos desde o início, teria perdido o foco e provavelmente não seria uma empresa tão importante como é (vide a yahoo).

Do mesmo modo, individualmente e em pequenas e médias empresas, a falta do foco é um dos principais problemas. É certo que podemos encontrar lojas de bugigangas indefinidas e baratas que tem sucesso – como as famosas lojas de 1,99 – porém, apesar de não parecer, há ali um foco que seria vender todo tipo de coisas por um preço muito baixo.

Individualmente, a importância de ter um foco definido, claro, mensurável é certamente fundamental para o sucesso. E devemos nos lembrar que o sucesso, novamente, não é do dia para a noite. É sequencial, ao longo do tempo, e não instantâneo.

Veja também – 10.000 horas para ser um especialista

Por exemplo, vamos imaginar uma garota que sonha em ser uma excelente psicóloga para atender crianças. Há um objetivo claro, um objetivo que pode ser mensurado e que é totalmente possível de ser realizado. É só uma questão de tempo e dedicação e… foco.

Foco: terminar o Ensino Médio. Foco: passar no vestibular ou tirar uma nota excelente no Enem. Foco: passar nas disciplinas com excelência. Foco: colar grau. Começar a trabalhar na área, buscar uma especialização, e por aí vai.

Agora, se uma garota da mesma idade quisesse ser psicóloga, mas também artista plástica, cantora e advogada, dificilmente conseguiria ter foco e dificilmente conseguiria se realizar (bem) em todas estas carreiras. Isto porque a atenção iria uma hora para uma área e outra hora para outra área totalmente diferente. Trancaria uma faculdade, começaria outra. Tentar seguir, ao mesmo tempo, para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste causa tão somente paralisação.

A situação se modifica um pouco se pensarmos que a realização em áreas diferentes é possível se for também sequencial e não simultânea. Primeiro se formar em uma área, depois se formar em outra, e ainda depois se dedicar a outra (como hobby ou como profissão).

Conclusão

Enfim, não posso deixar de recomendar novamente o livro. Este daqui – A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários em sua vida

Uma única coisa. Uma coisa por vez. Na direção de um objetivo claro, definido, mensurável com um ritmo razoável (devagar talvez, mas sempre) certamente é uma das fórmulas mais simples para o sucesso, em toda e qualquer área.

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913