Olá amigos!

Com o crescimento de nosso site e com aumento no número de visualizações dos textos e comentários, vejo que muitas pessoas – do Brasil todo – possuem o sonho de fazer a faculdade de psicologia. Como o Brasil é um país continental, milhares de cidades não oferecem a faculdade de psicologia. Para certas regiões, não é possível encontrar nem uma faculdade relativamente perto.

Com isto surge a dúvida: existe a faculdade de psicologia online, a distância?

O que é EAD?

Para quem não sabe, EAD significa Ensino a Distância. Com a expansão da internet, os cursos a distância tiveram um aumento no número de vagas no mundo todo. Embora possamos localizar a origem do ensino a distância ainda pelos correios, foi apenas com a popularização da banda larga e das vendas em massa de computadores e notebooks que o ensino a distância se consolidou.

Um projeto incrível que existe em nosso país e que poucas pessoas conhecem é o oferecimento de vagas em Universidades Federais, a distância e gratuitas.

Veja o nosso texto: Online e Gratuito: cursos e faculdades de graça pela internet

Em resumo, o Governo Brasileiro – já há alguns anos – oferece cursos de graduação pela internet. os cursos são: pedagogia, história, filosofia, letras (português – inglês), administração, administração pública, geografia, química, matemática. Se você se inscrever no vestibular e entrar nestas faculdades, você faz todo o curso pela internet, recebe apostilas de graça e faz provas a cada mês ou a cada dois meses no pólo de apoio presencial. O ideal é escolher um pólo em sua cidade ou cidade próxima, para não ter que viajar longas distâncias mensalmente ou bimestralmente.

Além das faculdades públicas, que são gratuitas, existem faculdades particulares que oferecem a possibilidade de também cursar a distância. Nas faculdades particulares, existem outras possibilidades como: economia, recursos humanos, sistemas de informação, artes visuais, ciências contábeis.

Sabendo desta possibilidade, muitas pessoas pesquisam pela faculdade de psicologia a distância.

Existe faculdade de psicologia a distância?

Não, não existe faculdade de psicologia online. Embora esta informação possa vir com certo desapontamento para quem gostaria de fazer esta faculdade e não tem condições de se mudar para uma cidade aonde o curso seja oferecido, é importante sabermos o motivo pelo qual este curso não é e não será oferecido na modalidade EAD.

Assim como os cursos de medicina, odontologia, enfim, os cursos ligados a área da saúde, não é possível termos a faculdade de psicologia a distância porque temos diversas aulas em laboratório. Para citar algumas: anatomia e neuroanatomia, as matérias de psicologia comportamental na qual fazemos experimentos específicos (também em laboratório), os estágios nas diversas áreas: clínica, organizacional, social, etc.

Com a necessidade de estarmos presencialmente na faculdade, não é possível a criação de um curso de psicologia a distância. Poderia ser criado um curso semi-presencial, com aulas pela internet e aulas presenciais, mas ainda é esta uma possibilidade remota e improvável.

O que fazer então?

Alternativas à faculdade de psicologia a distância

Se você sonha em fazer psicologia, mas mora distante de uma faculdade pública ou privada que tenha o curso, existem alternativas, já que não temos à disposição o curso online. Dois cursos que são oferecidos pelas Universidades Federais são próximas, nas matérias e nos objetivos:

Faculdade Pedagogia: cerca de 20% das disciplinas da faculdade de pedagogia são próximas da faculdade de psicologia. Na UFSJ, Universidade Federal de São João del-Rei, aonde estudei, conheci diversas pessoas que cursavam pedagogia e queriam transferir para a psicologia. Como por um ou outro motivo não tinham conseguido entrar na psicologia, decidiram cursar pedagogia, fazer as matérias parecidas e depois pediam transferência.

Do mesmo modo que eu, que sou psicólogo, posso cursar a faculdade de pedagogia e eliminar matérias e fazer o curso de 4 anos em 3 anos, acontece o mesmo: quem faz pedagogia primeiro consegue utilizar as disciplinas da pedagogia na psicologia.

Se o objetivo for trabalhar com psicologia (e ainda que depois de formar em pedagogia não seja possível fazer psicologia), existe uma área da pedagogia que é junto da psicologia: a psicopedagogia. Como psicopedagogo(a), o profissional pode ter o seu próprio consultório e atender crianças com dificuldades de aprendizagem.

Faculdade de administração: esta outra alternativa também é interessante para quem deseja fazer psicologia, mas, ao contrário de ter o interesse no consultório, deseja trabalhar em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Fazendo administração é possível depois realizar entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, avaliação de competência, etc. A única diferença é na aplicação dos testes psicológicos, que são restritos a quem tem o diploma de psicologia.

Após se formar em administração, é possível também fazer uma pós-graduação em psicologia: como psicologia organizacional, recursos humanos, gestão de pessoas, entre outras.

Deste modo, se você quer fazer psicologia mas não tem condições (financeiras ou de mudar de cidade), sugiro que você faça uma graduação a distância como pedagogia ou administração. Ter um diploma é sempre útil e no sistema de EAD temos muitas facilidades, podemos estudar em casa, temos menos custos na formação, enfim, tudo é facilitado.

Se você ainda tiver alguma dúvida, por favor, comente abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - psicologiamsn@gmail.com - Snapchat: psicologiamsn - Whatsapp (35) 99167-3191