Olá amigos!

Continuando a nossa Série de Vídeos do Curso de Psicologia Online Grátis, eu falo agora sobre as principais áreas de atuação do psicólogo. Eu selecionei 7 áreas, embora tenhamos mais possibilidades. A ideia foi pegar as principais formas de trabalho, com as melhores oportunidades, tanto em termos salariais como no número de vagas disponíveis.

Inscrevam-se no Canal – Felipe de Souza para receber os novos vídeos assim que forem publicados, ok? Veja o vídeo abaixo.

As 7 melhores áreas de atuação da Psicologia

1) Psicologia Clínica: consultórios particulares e clínicas com profissionais da saúde como médicos de todas as especialidades, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Também considero que a psicologia online, através da internet, encontra-se dentro da Psicologia Clínica, apesar de que o Conselho Federal de Psicologia estabeleça diferenças sutis como o número máximo de consultas e a definição de que não consiste em uma consulta e sim em uma Orientação Online.

2) Psicologia Organizacional ou Recursos Humanos: empresas pequenas, médias e grandes e indústrias. Nestes locais o profissional exerce 4 atividades:

2.1) Recrutamento: que, a grosso modo, pode ser definido como as estratégias para chamar candidatos para participar de processos seletivos. Um número ideal para a relação candidato-vaga é de 3 candidatos por vaga. Assim, para 10 vagas, o recrutador chama 30 candidatos para concorrer entre si.

2.2) Seleção de Pessoal: entrevistas individuais e em grupo, dinâmicas de grupo, aplicação de testes psicológicos para levantar o perfil de cada candidato e mostrar para empresa os melhores para a contratação.

2.3) Treinamentos: desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais dos funcionários da empresa. Área que pode ser já dentro do ambiente organizacional ou ser realizado na forma de tercerização de serviços.

2.4) Departamento Pessoal: mais ligada à contabilidade, mas que também pode ser alvo da atuação profissional dos psicólogos. Diz respeito a atividades ligadas à contratação e desligamento dos funcionários, especialmente na parte mais técnica ou burocrática.

3) Psicologia Acadêmica: dar aulas em faculdades particulares ou federais. No vídeo não comento, mas existe também a possibilidade de atuação em cursos técnicos e, à pouco tempo, vem sendo discutida a volta dos psicólogos no Ensino Médio.

4) Psicologia Institucional: trabalho nas instituições de saúde ou de ajuda como a Apae e dentro dos governos como é o caso dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) ou Naps (úcleo de Atenção Psicossocial).

5) Psicologia Hospitalar: atuação dentro dos hospitais. É diferente da atuação dentro de instituições pois exige técnicas específicas como o Plantão Psicológico e a aplicação de ferramentas de gestão semelhantes ao trabalho nas organizações.

6) Psicologia Escolar: alguns autores demarcam a diferença entre psicologia escolar e psicologia educacional. No vídeo, eu não faço esta distinção. Aqui, esta forma de inserção dos psicólogos é definida como o trabalho dentro das escolas, bem como a psicopedagogia, que visam melhorar o desempenho dos estudantes, sejam estes crianças ou adolescentes.

7) Psicologia Social: é uma grande área de atuação mais presente em Ongs (Organizações não Governamentais) e em pesquisas acadêmicas a respeito da relação do homem com o grupo, a sociedade, a cultura nas quais ele está imerso.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913