Embora haja uma modificação dos conceitos teóricos de Freud ao longo de sua obra dois pontos são mantidos no que concerne à sua importância: a sexualidade infantil e o inconsciente.

No que diz respeito à técnica da psicanálise, após adotar a associação livre, Freud não a abandona. Isto porque ao associar livremente o paciente no decorrer do tratamento vai superando as suas resistências e deste modo os conteúdos do inconsciente são trazidos para a consciência.

Freud e o Divã

Freud e a Técnica da Psicanalise

O paciente neurótico é aquele no qual o conflito psíquico entre consciente e inconsciente é intenso. O recalque incide sobre os últimos e a satisfação é realizada nas “formações de compromisso”, principalmente nos sintomas.

Segundo Freud, a mola mestra da psicanálise é a transferência, que é ambígua, ou seja, positiva e negativa ou então amor transferencial ou hostilidade. É através da transferência, da inserção do psicanalista na cadeia de representações do paciente que aquele pode por meio da interpretação e construção dar prosseguimento à análise.

Como a doença inicial do paciente não é estática, com a transferência ela se transforma em neurose de transferência. Segundo Freud, “eliminar essa neurose equivale a eliminar a doença inicial”.

A construção designa a atividade do analista de completar aquilo que foi esquecido a partir dos traços que foram deixados pelo paciente e a interpretação indica o desejo.

A psicanálise se contrapõe à sugestão na medida em que esta tenta solucionar os sintomas, e por outro lado o seu próprio emprego acarreta no encobrimento do recalque. A psicanálise é uma terapia causal pois se propõe a remover suas causas; embora não incida só sobre as raízes dos fenômenos.

Deste modo, a psicanálise com seu arcabouço teórico se insere no campo da ética, e como ética se revela ética do impossível já que não impõe uma determinada moral aos seus pacientes, mas deixa a cargo dos mesmos tomar a decisão por si mesmos.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - psicologiamsn@gmail.com - Snapchat: psicologiamsn - Whatsapp (35) 99167-3191