Este é o último texto da série de 20 textos intitulada “Como mudar”. E a vigésima forma é simples: contar uma história.

Ouvir uma única história pode mudar o caminho, pode servir de referência para toda uma vida e ser o centro a partir do qual a pessoa toma suas decisões, se relaciona com os outros e consigo.

Para comprovar isto, basta lembramos das histórias contadas por Jesus, Buda, Maomé, Confúcio, Platão…só para citar alguns.

Tanto as histórias contadas por eles, como as histórias contadas sobre a vida deles orientam a vida de milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo!

Por isso, é algo muito interessante ver como esta 20° forma pode ser utilizada no consultório de psicologia, mas não só! Você mesmo pode usar para mudar algumas coisas em sua vida, na vida de seus amigos ou familiares.

E qual é a técnica? Qual é a forma de fazer isso?

Primeiro, é importante ver o contexto do problema e pensar em uma história referente à este contexto. Se pessoa está desmotivada, contamos uma história sobre motivação. Se a questão é falta de esperança, contamos uma história sobre a esperança e como ela é “a última que morre”…

Ou seja, contamos ou nos lembramos de uma história relacionada à questão! É algo simples, mas exige que se conheça uma grande número de contos, fábulas, histórias, mitos, poemas, narrativas e descrições, além da história como disciplina acadêmica que estudamos no colégio e na faculdade História.

E para ter esse conhecimento, é simples: é só começarmos a ler bons livros, conhecer a Bíblia e os livros sagrados de outros povos e, é claro, conversar com muitas pessoas (sábias) também ajuda muito.

Interessante lembrar que esta técnica encontra-se presenta na Psicologia Analítica de Jung onde a mitologia, contos de fada, narrativas são sempre lembradas e relacionadas com a vivência atual do paciente.

Esta é 20° de mudar que encontramos no livro Mind lines – lines for changing mind e encerramos por aqui a nossa série de textos “Como mudar um significado”.