A 15° forma de mudarmos é uma forma muito interessante, que encontramos no livro de PNL Mind-lines, lines for changing minds (Linhas da mente, linhas para mudar as mentes).

Para mudarmos um determinado pensamento ou uma situação que está acontecendo, utilizamos a seguinte ideia:

O que você pensa/acredita pode ser aplicado a todo mundo e a todas as pessoas?”

A ideia desta forma de ressignificar é exagerar a crença ou pensamento expandindo-o com as palavras-grandes: todo mundo, todos, tudo, sempre, em todo lugar…

Todos podem ou devem pensar assim? Sempre vai ser assim? Em todos os lugares e momentos?

Um exemplo que encontramos no livro é o seguinte. A namorada está esperando o seu amor, que está atrasado: cinco, dez, vinte, trinta minutos.

Quando ele chega, a situação é proprícia para que?

A situação é propícia para uma briga? Bem, poderia ser e poderia não ser.

Se ela pensar: “Você está atrasado porque não se importa comigo”, o cenário está armado para uma briga.

Mas pense: será que todas as pessoas que se atrasam não se importam umas com as outras? Se for assim, ninguém se importa com ninguém, pois as pessoas se atrasam, por milhares de motivos!

Outor exemplo é o pensamento “câncer causa morte”. Podemos acreditar nesta frase? E se todos os que buscam uma cura para o câncer e melhores formas de tratamento pensarem deste modo? Poderíamos recomendar este forma de pensar para alguém que está enfrentando a doença corajosamente? Claro que não!

Algumas pessoas acham o uso e o abuso de álcool uma coisa bonita e louvável. Mas isto pode ser aplicado a todas as pessoas? Se sua mãe ou sua filha, seu pai ou seu filho ficassem extremamente bêbados você pensaria o mesmo? Seria louvável se fossem todos os dias?

A construção todo e todos faz com que pensemos sobre outro quadro de referências. E com isso, nos ajuda a mudarmos os nossos valores e crenças.