Sétima Forma – Mudar o Significado – Dizer um exemplo contrário

Ressignificar quer dizer significar de novo, significar novamente. A ressignificação é um termo muito utilizado em PNL, Programação Neuro-Linguísitica, pois a ressignificação é uma técnica muito útil para mudarmos significados e sentidos que são ruins para nós.

Em verdade, poderíamos dizer que este é o centro do trabalho de todo terapeuta e de todo psicólogo.

Quando nós dizemos uma frase, nós construímos um sentido que está presente na própria frase. Talvez uma frase apenas não tenha importância. Mas existem frases que representam o destino dos indivíduos. Frases com as quais cada um de nós pensa o mundo e a si mesmo.

O livro Mind lines, minds for changing minds (Linhas da mente, linhas para mudar as mentes), de Michael Hall, apresenta exemplos muito interessantes.

Imagine uma mulher que se acha extremamente feia. Por se achar feia, ela diz a seguinte frase: “Sou muito feia, nunca vou encontrar um marido por isso”. (E ela quer muito se casar).

Esta é uma frase, um pensamento que criará um determinado futuro para esta mulher. Pensando desta forma, ela passará a não procurar ou mesmo vai recursar o contato com os homens.

Milton Erikson, um conhecido psicólogo americano, teve uma paciente que pensava desta forma. Para ajudá-la, Erikson pediu para que ela comprasse uma revista da National Geografic – que mostra pessoas de várias culturas ao redor do mundo.

A mulher saiu da sessão e comprou a revista. Vendo a revista, ela observou mulheres diferentes, mulheres que ela considerava feia. Mas estas mulheres estavam casadas.

Portanto, a paciente de Erikson ouviu um exemplo contrário ao significado que ela tinha criado.

Pense em alguém que diz o seguinte: “Nasci pobre, sempre serei pobre”. Podemos contar à esta pessoa milhares de exemplos de pessoas que nasceram pobres, mas que enriqueceram com o seu trabalho como Silvio Santos. Ou até mesmo o nosso ex-presidente Lula, que nasceu pobre e não apenas conseguiu subir de vida, como foi Presidente do 6° país mais rico do mundo por dois mandatos.

A sétima forma de ressignificar, portanto, é extremamente simples. É muito utilizada pelas pessoas quando dizem: “Não pense assim…veja o exemplo de fulano de tal…” “Não diga isso, lembra daquela vez que aconteceu o contrário?”

O livro de Michael Hall também dá os exemplos abaixo, usando a lógica de Descartes:

Frase: “Você se atrasar significa que você não se importa”

1) Houve alguma vez em que alguém estava atrasado e se importava?

2) Houve alguma vez em que não estava atrasado e se importava?

3) Houve alguma vez em que estava atrasado e não se importava?

4) Houve alguma vez em que não estava atrasado e não se importava?

Nessas 4 formas de inverter a frase, teríamos na frase: “Sou feia e não poderei casar”:

1) Houve alguma vez em que alguém feia casou?

2) Houve alguma vez em que alguém bonita não casou?

3) Houve alguma vez em que alguém bonita casou?

4) Houve alguma vez em que alguém feia deixou de casar?

Outra maneira ainda é criar uma pergunta universal: “O que é a beleza?” ou “O que é a feiura?” (Interessante notar que feiura, assim como heroico e ideia não possuem mais acento). Em geral, não sabemos responder perguntas universais, e o não saber responder pode ajudar a ressignificar.

Nas próxima postagens, veremos formas de ressignificar que estão ligadas ao tempo.